Guia Episódios Prólogo Ato 1 Ato 2 Ato 3 Ato 4


TERCEIRO ATO

 

FADE IN:

 

CENA INT. TEMPLO PRINCIPAL DA CIDADE DE HEDELON - APOSENTOS DE EVA - CONTINUANDO

 

Eva se sobressalta e fica de frente para Xena.

 

EVA

Mãe...

 

Eva e Xena olham uma para a outra brevemente, então Eva avança e elas apertam as mãos.

 

XENA

(silenciosamente)

Olá, Eva.

 

 

Eva parece um pouco nervosa.

 

EVA

Gabrielle esteve aqui.

Ela me disse que você estava...

 

XENA

Aqui com ela? Isso te surpreende?

 

EVA

Viva.

 

Xena desvia o olhar brevemente, depois volta a olhar para Eva.

 

XENA

Acho que você ficou sabendo.

 

Eva solta as mãos de Xena e caminha para trás, depois anda lentamente até sua mesa de lavabo e fica parada, de costas para Xena.

 

EVA

Estava sendo comentado por todo o Extremo Oriente. 

Não pude evitar de ouvir.

 

Ela se vira de novo, e fica de frente para Xena.

 

EVA

(continua)

Eu estava na estrada e fui surpreendida... em...

por alguns monges que viajavam. Eles me contaram.

 

XENA

Ah.

 

EVA

Pra falar a verdade, ser sua filha me

livrou de uma má situação com eles.

(baixando os olhos)

Engraçado como as coisas mudam.

Eles admiraram seu sacrifício.

 

Ela olha diretamente para Xena.

 

EVA

(continua)

E eu também.

 

Xena a fita.

 

XENA

Não havia nada para admirar.

 

 

EVA

Estou vendo. Você os enganou.

(pausa)

Por quê?

 

CORTA PARA:

 

CENA INT. HOSPITAL DO TEMPLO DA CIDADE DE HEDELON - FINAL DA TARDE

 

Gabrielle está acabando de se levantar do banquinho próximo ao leito de Ivan. Os pacientes nos catres em volta estão todos virados em seus leitos para ouvi-la, e há muitos sorrisos enquanto ela acena se despedindo.

 

IVAN

Foi uma ótima história!

 

Um dos curandeiros também esteve escutando. Ele vem até Gabrielle.

 

CURANDEIRO

Foi mesmo. Você é nova aqui,

não é? Eu vi você falando

com a Iluminada.

 

GABRIELLE

Sim. Então você gosta de histórias?

 

CURANDEIRO

Gosto muito. Nós não temos tantas assim,

e apreciamos aquelas que ouvimos.

 

Gabrielle e o curandeiro lentamente caminham entre as fileiras de catres.

 

GABRIELLE

Bem, eu sei que às vezes, quando você está

tentando ensinar um novo caminho, aquelas

velhas histórias não são tão bem-vindas.

 

CURANDEIRO

(rindo)

Deve haver algum outro caminho, então,

contadora. Nosso caminho é o do amor

e aceitação dos outros e curiosidade

sobre o mundo. Nós amamos ouvir

contos de outras pessoas e lugares.

 

Gabrielle parece muito pensativa.

 

GABRIELLE

Bom saber disso.

 

 

CURANDEIRO

Você vai ficar, então? Eu vi que você tem

habilidades de cura também. Nós certamente

precisamos de todos os dispostos a servir.

 

Gabrielle segura o ombro do homem.

 

GABRIELLE

Eu não sei. Mas se eu puder

voltar para ajudar, voltarei.

 

O curandeiro acompanha Gabrielle até a porta e a observa partir. Outro curandeiro mais velho se levanta ao lado dele e eles ficam parados juntos.

 

CORTA PARA:

 

CENA INT. TEMPLO PRINCIPAL DA CIDADE DE HEDELON - APOSENTOS DE EVA –

FINAL DA TARDE - CONTINUANDO

 

Xena e Eve estão em formação retangular, uma de frente para a outra, no pequeno quarto de dormir de Eva.

 

XENA

Eu não enganei ninguém.

 

 

EVA

Alguém enganou alguém.

Eles acham que você morreu, mãe.

 

XENA

E morri.

 

Eva fita Xena.

 

XENA

(continua)

Mas isso é um monte de acusações vindo de

alguém que está depenando todo mundo que vê.

 

EVA

O quê?

 

Uma suave batida soa na porta. Eva olha para a porta, mas ignora.

 

EVA

(continua)

Eu não sei do que você está falando.

Eu passei os últimos anos pensando que

você estava morta, e agora você aparece aqui...

 

Outra batida.

 

EVA

(continua)

(em voz mais alta)

Me deixe!

 

XENA

(ao mesmo tempo)

Entre!

 

A porta se abre e a cabeça de Gabrielle aparece, seguida pelo resto dela. Ela olha para Xena, olha para Eva, e suspira.

 

GABRIELLE

(para Xena)

Achei que tivesse ouvido sua voz aqui dentro.

(pausando)

Estou interrompendo algo?

 

EVA

Sim.

 

GABRIELLE

Ótimo. Xena, posso falar com você por um

minuto, antes que isso fique fora de controle?

 

 

XENA

Nada está fora de controle. Eu só passei as últimas

horas verificando as masmorras sagradas.

 

EVA

Quê?

 

GABRIELLE

E eu passei as últimas horas

trabalhando no hospital de Eva.

 

Ela olha Xena no olho.

 

GABRIELLE

(continua)

Nós estamos com uma mensagem

muito misturada aqui.

 

Xena examina o rosto de Gabrielle, depois olha para Eva.

 

XENA

Talvez estejamos. Ou talvez Eva possa

explicar por que seus soldados estão

forçando homens a trabalhar por eles

não arcarem com seus impostos.

 

O queixo de Eva realmente cai.

 

EVA

Meus O QUÊ? Mãe, você está enlouquecendo.

Foi isso o que aconteceu no Japão, não foi?

Você não morreu, só enlouqueceu.

 

Gabrielle vira e encara Eva.

 

GABRIELLE

Não.

(suspirando)

Ela morreu.

 

Há um pequeno período de silêncio.

 

GABRIELLE

(continua)

E ela não está louca, Eva.

 

 

Eva lentamente se senta.

 

EVA

Então talvez eu esteja. Se ela morreu,

talvez vocês duas sejam uma alucinação.

Eu tenho tido algumas ultimamente.

 

Xena e Gabrielle trocam olhares.

 

GABRIELLE

Talvez nós devêssemos

começar do princípio.

 

Xena se senta no chão com as costas na parede. Ela cruza os tornozelos e os braços. Sua expressão é um tanto teimosa.

 

Gabrielle olha para ela em questionamento. Depois de um momento de silêncio de Xena, Gabrielle suspira novamente.

 

GABRIELLE

(continua)

Talvez *eu* devesse começar do princípio.

Você precisa entender por que estamos aqui.

 

Eva olha para ela e une as mãos em uma atitude de espera.

 

CORTA PARA:

 

CENA EXT. ESTALEIRO DA CIDADE DE HEDELON - COMEÇO DA NOITE

 

Vários guardas estão parados do lado de fora da prisão. Quatro homens de manto estão parados perto deles. Os guardas estão bastante surrados... eles portam bandagens por todo o corpo, e um deles está usando uma muleta.

 

HOMEM DE MANTO NA LIDERANÇA

Agora, vocês têm certeza do que viram?

 

GUARDA ALEIJADO

Senhor, é como eu disse. Era uma mulher.

Mas, rapaz, que mulher!

 

SEGUNDO GUARDA

É isso mesmo, e a ralé trancada lá embaixo

onde ela estava jura que ela disse que

era mãe da pregadora.

 

HOMEM DE MANTO NA LIDERANÇA

Isso pode ser problema, se for verdade.

Vamos conversar com esse prisioneiro.

 

O guarda aleijado os leva na direção da prisão.

 

CORTA PARA:

 

CENA INT. TEMPLO PRINCIPAL DA CIDADE DE HEDELON - APOSENTOS DE EVA

 

Gabrielle está agora sentada no chão ao lado de Xena. Eva está sentada transversalmente a elas, também no chão.

 

EVA

(balançando a cabeça)

Eu simplesmente não posso acreditar.

 

GABRIELLE

Bem...

 

XENA

Não pode acreditar que o que nós vimos existe?

 

 

Eva se levanta e passeia pelo quarto.

 

EVA

Eu não posso acreditar que isso tem algo a

ver comigo. Com o que estou fazendo aqui.

 

Xena também se levanta.

 

XENA

Então venha comigo. Eu lhe mostrarei.

 

EVA

Eu não preciso ver. Eu conheço as pessoas

à minha volta. Elas não são assim.

 

Eva e Xena afastam o rosto novamente.

 

XENA

Isso é o que você quer acreditar.

 

EVA

(calorosamente)

Elas não são! Gabrielle, você as viu. Você

acha que elas são criminosas e falsas?

 

Gabrielle ainda está sentada contra o muro. Ela tem os braços envoltos em torno de seus joelhos e está simplesmente observando mãe e filha.

 

GABRIELLE

Não.

 

Xena lança a Gabrielle um olhar de ofensa.

 

GABRIELLE

(continua)

Mas eu sei o que vi naquela

cidade, e era real demais.

 

EVA

(gritando)

Aquelas pessoas não eram uma parte disto!

 

 

XENA

(sarcasticamente)

Então elas coincidentemente correram aqui para

sua cidade e usavam o seu símbolo porque...?

 

Eva está frustrada. Xena está frustrada. Gabrielle parece principalmente cansada.

 

GABRIELLE

Eva!

 

Tanto Eva quanto Xena fitam Gabrielle.

 

GABRIELLE

(continua)

Eu sei que o que Xena viu era real também.

 

EVA

(furiosa)

Eu não acredito! Isso não é real! Você está

inventando tudo isso, mãe! Simplesmente

porque este não é o seu jeito de ...

 

Gabrielle se levanta e se junta a Xena.

 

GABRIELLE

(gritando de volta)

Eva, sua mãe tem a imaginação

de um javali africano!!!!

 

 

Ela pára, ignorando o olhar fixo de Xena.

 

GABRIELLE

(continua)

Ela não inventou isso. Eu não inventei

isso. Você precisa enxergar a verdade.

 

Eva as fita.

 

EVA

Tudo bem. Ótimo. Eu vou, mas estou

lhe dizendo, você está errada.

 

XENA

Ótimo. Prove que eu estou. Vamos.

 

Xena vai para a porta.

 

EVA

Eu tenho um trabalho onde devo estar às...

 

XENA

Gabrielle o cobrirá por você. Venha. Quanto

mais cedo terminarmos com isso, melhor.

 

Gabrielle coloca as mãos na cintura.

 

GABRIELLE

Espere um minuto. Eu não sei o

que fazer naquela coisa...

 

XENA

(zombando)

Não é você a que tem

imaginação? Use-a.

(para Eva)

Você vem?

 

 

Eva hesita. Ela olha para Gabrielle, que sorri, dá de ombros, e assente. Com visível relutância, Eva segue Xena para fora do quarto.

 

CORTA PARA:

 

CENA INT. TEMPLO PRINCIPAL DA CIDADE DE HEDELON - CÂMARA INTERNA - NOITE

 

Os acólitos de Eva estão todos reunidos, conversando suavemente. Eles erguem os olhos quando a porta se abre, um tanto surpresos e desapontados de não verem Eva entrando.

 

Gabrielle desliza para dentro e caminha até o grupo.

 

GABRIELLE

Oi.

 

A garotinha loira que Gabrielle encontrou antes se levanta.

 

GAROTA

O que você fez com

A Iluminada?

 

GABRIELLE

Eu não fiz nada com ela.

Ela está... meditando agora.

Ela me pediu para vir no lugar dela.

 

O grupo olha para Gabrielle com uma profunda, profunda desconfiança.

 

GAROTA

(indignada)

Você é nova aqui. Como você sabe

qualquer coisa sobre o que a mensagem diz?

 

Gabrielle se senta no chão perto deles.

 

GABRIELLE

Bem, é engraçado você ter me perguntado isso.

Vejamos, eu conheci Eva por um tempo bem longo,

e eu sei onde ela recebeu a mensagem.

(pausando)

Querem ouvir a história?

 

 

Todos ainda estão muito desconfiados, mas eles estão também intrigados. Lentamente, eles se reúnem em torno de Gabrielle.

 

CORTA PARA:

 

CENA EXT. TOPO DO TELHADO DO ESTALEIRO DA CIDADE DE HEDELON - NOITE

 

Xena e Eva rastejam ao longo do telhado. Elas se ajeitam na beirada, espiando para ver o portão da prisão.

 

Há ao menos seis guardas no portão agora, e mais deles espalhados ao longo dos muros. Eles estão agora armados com espadas e arcos em vez de varas.

 

Eva olha para a prisão.

 

EVA

Qualquer um pode copiar aquele símbolo.

Isso não significa nada.

 

Xena lhe dá um olhar de lado, depois se ajeita mais para baixo para observar. Uma carroça gira até os portões e deixam ela entrar.

 

XENA

Aquilo é provavelmente para levar os trabalhos

dos prisioneiros para o mercado.

 

Eva se arrasta para mais perto de Xena e elas ficam ombro a ombro. Xena observa os portões, Eva observa Xena.

 

EVA

Você morreu mesmo?

 

 

XENA

Sim.

 

Eva reflete sobre isso brevemente, olhando para o espaço aberto antes de olhar de novo para Xena.

 

EVA

Para dar descanso àquelas almas?

 

XENA

Sim.

 

 

Eva assente para si mesma.

 

EVA

Então, o que mudou? Os

monges me disseram que você...

 

Xena olha para Eva.

 

XENA

Estar morta aborreceu

o inferno fora de mim.

 

Xena olha de novo para os portões. Eva balança a cabeça e cai em silêncio. Depois de alguns minutos, os portões se abrem e a carroça gira para fora, cheia de caixotes. O símbolo está bastante visível à luz da tocha. Xena olha para Eva. Eva parece desconfortável.

 

EVA

Ainda é apenas um símbolo.

 

Xena gira os olhos.

 

XENA

Tudo bem. Vamos esperar os portões fecharem,

então nós entraremos lá. Você quer ver

em primeira mão? Sem problemas.

 

Xena e Eva rastejam para o lado oposto do telhado e passam para o muro da estrada. Elas estão escondidas pelas sombras.

 

XENA

(continua)

Quando a próxima carroça

vier, pule nela.

 

Eva continua em silêncio, esperando ao ombro de Xena. A próxima carroça aparece no topo da rua e se dirige aos portões. Xena se tensiona quando ela se aproxima. Eva reúne seus mantos e prepara para pular também. Ao último momento antes da carroça chegar perto delas, Xena vira a cabeça.

 

XENA

(continua)

Eu deixei meu coração e metade da minha alma

para trás, e eu tive que voltar por ela.

 

 

A carroça se emparelha com elas, e Xena se arremessa nela. Eva fica sem fala por um segundo, depois se lança atrás dela. Elas alcançam a carroça e se penduram a bordo assim que ela atinge os portões.

 

Os portões se abrem, e a carroça gira para dentro. Os portões batem, fechando-se atrás dela.

 

FADE OUT.
 

FIM DO TERCEIRO ATO

QUARTO ATO